Seg, 20 de fevereiro de 2017, 14:49

Faleceu em São Paulo o Prof. Dr. Israel Roberto Barnabé, ex-coordenador da CORI
Prof. Israel

Faleceu, no último dia 18 de fevereiro, o Prof. Dr. Israel Roberto Barnabé, docente do Departamento de Relações Internacionais e ex-coordenador de Assuntos Internacionais junto à Coordenação de Relações Internacionais (CORI), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP).

Todos os servidores da POSGRAP que tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com o Prof. Israel destacam o profundo pesar e luto pela perda de um amigo e profissional que deixou como principais marcas a forma humana e gentil com que sempre tratou as pessoas.

O Prof. Israel tinha doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), com tese na área de Relações Internacionais, e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNIASP).Era líder do Grupo de Pesquisa "Política Internacional e Processos de Integração", no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Professor do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Sergipe. Coordenou vários projetos de pesquisas, especialmente relacionados com a internacionalização, como por exemplo: “Eixos Estatais de Cooperação e Integração na América do Sul”; “Mercosul/Unasul: o difícil caminho da integração política” e “Do Regionalismo Aberto aos Modelos Pós-Hegemônicos: para onde caminha a América do Sul?”. Dentro das produções acadêmicas mais marcantes, foi autor de dois livros e seis capítulos de livros, 21 artigos em periódicos e orientou trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e mestrado.

Entre 2012 a 2016, o Prof. Israel desenvolveu diversas atividades como coordenador da CORI: foi Coordenador Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, auxiliou na implementaçãodo Programa Idiomas sem Fronteiras, na produção dos Portfólios e na Internacionalização das Páginas da UFS. Proferiu palestras como representante da Comissão Fulbright Brasil e organizou treinamentos do Programa Researcher Connect. Foi responsável pela celebração de vários convênios internacionais com universidades de destaque no cenário internacional, tais como: Universidade de Lisboa; Universidade de Quebec a Montreal; GlendonCollege/York University; PädagogischeHochschuleFreinburg; UniversitéMontepllier 2 Sciences ET Techniques; L'Université Charles de Gaulle - Lille 3;DalarnaUniversity; Institut D' Études Politiques de Lyon; Universidade de La Habana; Universityof Iowa; entre outras.

Informações adicionais sobre o perfil profissional do Prof. Israel podem ser buscadas no link para CV Lattes:

Atualizado em: Seg, 20 de fevereiro de 2017, 14:58
Notícias UFS