Sáb, 24 de outubro de 2020, 13:36

Campus do Sertão: “Aqui estamos formando um exército para a transformação do semiárido”
Na solenidade de aposição da pedra fundamental, autoridades destacam a importância do Campus do Sertão
Aposição da pedra fundamental do Campus do Sertão. Fotos: Shirlene Reis/Ascom UFS

O Campus do Sertão é uma realidade que se tornou maior nesta sexta-feira, 23, quando aconteceu a solenidade de aposição da pedra fundamental do novo espaço que está sendo construído no meio do semiárido sergipano para abrigar os cursos da UFS que há cinco anos já são ministrados no campus provisório de Nossa Senhora da Glória. No interior do monumento, numa cápsula do tempo, foram guardados documentos que contam a história do Campus do Sertão até a presente data.

“Esse é um momento importante para Sergipe, para a UFS e, fundamentalmente, para o povo do sertão. Aqui tem uma base científica e tecnológica muito bem ancorada para fortalecer o nosso Estado”, discursou o reitor Angelo Antoniolli, na solenidade onde estavam presentes a vice-governadora Eliane Aquino, representando o governador Belivaldo Chagas, os prefeitos de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio, e de Feira Nova, José Carlos dos Santos, o Painho, o vice-reitor Valter Joviniano de Santana Filho, e o diretor do Campus, Jodnes Vieira, dentre outros.

“Lembro que todos os professores aqui têm doutorado, todos eles tiveram uma excelente formação, e temos mais de mil alunos formando um exército para a transformação do semiárido. E é esse o nosso papel, constituir mão-de-obra qualificada para que possamos, juntos com o Estado, fazer com que o desenvolvimento aconteça. O desenvolvimento humano, tecnológico, científico e econômico só virá ser for integrando as instituições”, afirmou o reitor.

“Quando começamos a gestão em 2004, com Josué, nós tínhamos 160 doutores, hoje nós temos 1.200 doutores. Nós tínhamos 500 professores, hoje temos 1.600 professores. Eram 5 ou 6 mestrados e 2 doutorados, hoje nós temos 46 mestrados, 19 doutorados e crescendo, fazendo com que as pesquisas estejam relacionadas com os problemas da nossa região, fazendo com que a formação dos nossos alunos esteja contextualizada na região. Fazendo com o que o conhecimento dos nossos professores e alunos melhore a qualidade de vida da nossa gente. É essa a universidade que sonhávamos, é essa universidade que vamos continuar lutando e defendendo”, concluiu Angelo Antoniolli.

+ Começam os serviços para implantação da fazenda experimental do campus do Sertão

Reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, na aposição da pedra fundamental

Responsabilidades

Eliane Aquino observou que a obra “é importante não só para a UFS, para Glória, para o sertão, para Sergipe, mas também para outros estados, que aqui também terão alunos que virão estudar numa universidade de excelência. Se não tivesse tanta garra essa obra teria ficado no meio do caminho”.

E após saudar o reitor Angelo Antoniolli e o ex-reitor e atual secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, citados como inspiradores e que acreditaram na realização do Campus do Sertão, saudou o vice-reitor, Valter Joviniano, “que também tem uma responsabilidade imensa no que foi construído e no que virá pela frente, nesse momento de tantas desconstruções com a nossa educação, com a nossa ciência, cada vez mais os reitores terão essa responsabilidade”.

Chico do Correio lembrou que a luta pelo Campus do Sertão foi iniciada em 2005 e culminada em março de 2014, quando Jackson Barreto recebeu a confirmação do Ministério da Educação da autorização para implantação da unidade da UFS em Nossa Senhora da Glória. “Está situado no município de Nossa Senhora da Glória, mas é o Campus do Sertão, de todos os sertanejos. Esta é a obra mais importante da minha gestão, é a verdadeira transformação da nossa região”, disse.

+ Embrapa cede fazenda para campus do Sertão

Plantio de mudas de árvores também marcou solenidade no Alto Sertão Sergipano

E Jodnes Vieira afirmou que ali estava sendo “edificada a Universidade Federal de Sergipe no Alto Sertão sergipano que todos queremos, maior, mais presente e cada vez melhor. Aqui está surgindo a universidade que o sertão merece”.

O diretor do Campus citou “sólidas parcerias” com a Embrapa Semiárido, com o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória. Ele agradeceu aos ex-governadores Marcelo Déda e Jackson Barreto e à bancada federal sergipana, pelas emendas parlamentares que possibilitaram a construção do Campus.

Também estavam presentes à solenidade o pesquisador Rafael Dantas dos Santos, representando Pedro Carlos Gama da Silva, superintendente da Embrapa Semiárido, o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, o deputado federal João Daniel e os ex-deputados federais Pastor Jonny e Heleno Silva, além de professores, servidores e trabalhadores do Campus do Sertão.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor UFS