Sex, 04 de dezembro de 2020, 16:44

Confira o que foi destaque na UFS em 2020
Projetos de combate ao novo coronavírus e bom desempenho acadêmico em ranking internacional marcam o ano
Painel 2020 1500x1000 v02

O atribulado ano de 2020 está terminando com a atuação marcante da Universidade Federal de Sergipe em dois campos: científico e acadêmico. Embora não fosse necessariamente surpresa o desempenho da principal instituição de ensino superior e pesquisa do estado em espaços tão por ela estabelecidos, o seu trabalho dianteiro frente à pandemia e a sua boa colocação no World University Rankings 2021, da Times Higher Education, a posicionando entre as oito do Brasil e a melhor do Nordeste, confirmam a importância da universidade pública para a sociedade.

No âmbito do novo coronavírus, a UFS vem trabalhando desde março em projetos de inovação científica e tecnológica para auxiliar entidades no combate à covid-19. Uma rede de solidariedade também foi criada com produção e doação de álcool gel e álcool 70% glicerinado, água sanitária, sabonete líquido, alimentos, kits de higiene e muito mais. Além disso, foi construído um hospital de campanha no HU de Lagarto e realizados testes rápidos em diversas localidade do estado.

Outro fato a se destacar deste ano é o investimento em obras e infraestrutura nos campi e unidades da instituição. Reforma do Cultart, construção da Unidade Materno-Infantil do HU de Aracaju, refeitórios dos campi de Itabaiana e do Sertão e solenidade de aposição da pedra fundamental da sede permanente do campus do Sertão são alguns exemplos.

O ano também é marcado pelo término do mandato do professor Angelo Roberto Antoniolli, ocorrido em 18 de novembro. Em 24 do mesmo mês o ministro da Educação designou a professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, do Departamento de Serviço Social, como reitora pro tempore.

Veja abaixo mais detalhes e fique por dentro de outros fatos de 2020 compilados pela equipe da Assessoria de Comunicação da UFS.

Desempenho


1500x1000  1

De acordo com o World University Rankings 2021, divulgado pelo Times Higher Education (THE), a Universidade Federal de Sergipe está entre as 8 melhores instituições do Brasil e aparece como a melhor da região Nordeste. O levantamento é considerado um dos principais rankings universitários do mundo e realiza análises sobre o desempenho de universidades em 93 países e regiões desde 2004.

No quesito citações, segundo Latin America University Rankings 2020, a UFS é 1ª do Brasil e 9ª geral. Além disso, é a 15ª instituição ibero-americana com maior produção científica de turismo em revistas especializadas da área na América Latina, de acordo com os dados coletados por Moreno-Gil et al. (2020) para o artigo “The dissemination of tourism scientific research in Latin American journals. A bibliometric study”, e ocupa o 17º lugar no Ranking Nacional dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


Enade 2020 conceito 5 materia 1

A universidade conquistou nota máxima em dez cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O conceito 5 foi registrado nos campi de: São Cristóvão, com os cursos de Educação Física com habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e Nutrição; Lagarto, com Enfermagem e Fisioterapia; e Aracaju, nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia.


Final 1605811148

Ainda no campo da pesquisa, Adriano Antunes Araújo, Lucindo José Quintans Jr e André Faro Santos são três professores presentes na lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo em levantamento da Universidade de Stanford (EUA).


Foto saquete

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e chefe do Laboratório de Patologia Investigativa, Paulo Ricardo Martins Filho, está entre os cinco pesquisadores que mais fizeram publicações científicas sobre a covid-19 no Brasil, segundo informação divulgada pelo Jornal da USP.


01 1500x1000 2

Já com a egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Raquel Fernandes, a UFS conquistou 1º lugar no Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) na categoria ‘Mestrado Profissional’.

Inovação e solidariedade


 lcool gel 2 mat ria

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, diversas áreas da UFS estiveram empenhadas. O Departamento de Farmácia, campus de São Cristóvão, alcançou a marca de uma tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado produzidos e entregues a 19 instituições de Sergipe.


 lcool itabaiana 3

No campus de Itabaiana, o produto indispensável no trabalho de combate ao coronavírus beneficiou quatro municípios da região. A produção de álcool gel, no campus do Sertão, atingiu a marca expressiva de uma tonelada.


Helmet 3

Para assistência a pacientes com covid-19, pesquisadores desenvolveram reanimador automatizado, caixas de desinfecção de máscaras N95 para hospitais públicos, cabine para reduzir risco de contágio durante testagem e protótipo de capacete de ventilação para acometidos pela doença.


Whatsapp image 2020 04 30 at 15.02.51

Considerando a situação de emergência em saúde pública, a universidade decretou, através da Portaria nº 296/2020/GR, os critérios para a abreviação da duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia.


Whatsapp image 2020 05 04 at 19.52.47

A ferramenta Monitora SUS, desenvolvida pela Fábrica de Software, foi lançada com o objetivo de solucionar a falta de integração de dados sobre a aplicação de testes para a covid-19 na população brasileira. A plataforma permite integrar resultados de testes em todo o país.


Img 2005

O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) promoveu duas importantes ações: produção de 100 litros de sabonete líquido e 500 litros de água sanitária para instituições sociais da Grande Aracaju.


Proj3

A Rede Solidária #UFSpelaVida foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes, juntamente com diversos centros acadêmicos, coletivos de juventude, organizações sindicais e pessoas físicas ligadas à universidade. A iniciativa ajudou a garantir auxílio à população de vulnerabilidade socioeconômica da Grande Aracaju e de cidades com campus da UFS ao arrecadar desde itens de higiene pessoal, kits de cesta básica, equipamentos de proteção individual (EPIs), até ração para os cães e gatos que transitam pelas dependências dos campi.

Obras


Whatsapp image 2020 10 24 at 13.43.57

No dia 23 de outubro, aconteceu a solenidade de aposição da pedra fundamental do novo espaço que está sendo construído no meio do Semiárido sergipano para abrigar os cursos que há cinco anos já são ministrados no campus provisório de Nossa Senhora da Glória. No interior do monumento, numa cápsula do tempo, foram guardados documentos que contam a história do campus do Sertão.


Whatsapp image 2020 06 03 at 19.51.00

O hospital de campanha do HUL-UFS entrou em funcionamento. A estrutura física da unidade foi entregue em 5 de junho e passou por vistorias técnicas e de conselhos de classe para montagem e instalação dos equipamentos e instrumentos hospitalares.


Engenharia florestal 2  2

Sobre projetos em andamento, a Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário, localizada no campus da Saúde, em Aracaju, já está 78% pronta, em fase final, e o prédio onde funcionarão os Departamentos de Ciências Florestais (DCF) e de Engenharia Agronômica (DEA), no campus de São Cristóvão, será concluído com recebimento de R$ 4 milhões do Ministério da Educação.


Cultart 1

O prédio histórico que abriga o Centro de Cultura e Arte (Cultart), localizado na av. Ivo do Prado, em Aracaju, passou por uma completa reforma que acaba de ser concluída. O investimento total foi de quase R$ 2,7 milhões.


Refeito rio serta o 1

No campus de Itabaiana, o refeitório foi inaugurado no mês de outubro, com capacidade para 96 lugares e distribuição média de 1.120 refeições por dia, sendo 500 almoços e 620 jantares. Em Nossa Senhora da Glória, o refeitório do campus já estará funcionando quando as atividades acadêmicas presenciais foram retomadas. O refeitório servirá 650 refeições por dia, em uma área construída de 69 m².

Premiações


Whatsapp image 2020 12 03 at 18.56.32

As doutoras Paula dos Passos Menezes e Caroline Murta Lemos foram agraciadas com o Prêmio Capes de Teses 2020, nas áreas de Medicina e Arqueologia, respectivamente. Já em sua 15ª edição, o Prêmio Capes de Tese busca reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros.


Whatsapp image 2020 10 26 at 20.46.35

Escrito pelo professor da UFS Petrônio Domingues, o livro “Protagonismo negro em São Paulo: história e historiografia” é um dos 10 finalistas da primeira etapa da 62ª edição do Prêmio Jabuti nas categorias "Ciências Humanas" e "Capa".


C40a5755

Pesquisadores que trabalham no acompanhamento do derramamento de óleo que afetou a costa do Nordeste, especialmente de Sergipe, desde setembro do ano passado, tiveram o trabalho reconhecido e foram duplamente homenageados pela UFS e pela Procuradoria da República em Sergipe.


Detalhe da obra1500

A aluna Shirley Melo, que atende pelo nome artístico de Bruxxa, do curso de licenciatura em Artes Visuais, teve o trabalho selecionado para participar da Art Al Vent, maior exposição de arte têxtil contemporânea da Espanha. A obra "Maria, Madalena, Marielle – Parem de nos Matar” une técnicas como o crochê, o bordado e a pintura acrílica, e aborda “uma inquietação pessoal diante do quadro alarmante de desigualdade e de violência contra mulheres no Brasil”.


Mosaico

A Universidade Federal de Sergipe concedeu os títulos de Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres e Artes e Culturas Populares aos contemplados nos editais de 2019 e 2020. O resultado foi aprovado por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu).

Mudanças na Reitoria


Whatsapp image 2020 11 25 at 12.34.35

Com o término do mandato do professor Angelo Roberto Antoniolli, ocorrido no dia 18 de novembro, o ministro da Educação designou a professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, do Departamento de Serviço Social, como reitora pro tempore da Universidade Federal de Sergipe. A transmissão de cargo aconteceu no dia 24 do mesmo mês.

Na manhã do dia seguinte, 25, no Hospital Universitário da UFS, em Aracaju, ocorreu a cerimônia de posse do vice-reitor pro tempore Pedro Durão. A nomeação foi feita por meio da Portaria N° 914/2020/GR.

Projetos e parcerias


Ufs tocomaufs ufs 1500x1000px

Em parceria com os ministérios públicos Federal (MPF/SE), do Trabalho (MPT) e do Estado de Sergipe (MPSE), foi lançada a campanha institucional “Tô com a UFS”. O objetivo foi arrecadar recursos a serem destinados a ações de combate ao novo coronavírus, executadas pela UFS, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).


Whatsapp image 2020 05 22 at 10.32.10  1

Com o Governo do Estado de Sergipe, foi firmada parceria para o Projeto EpiSergipe, que visa a acompanhar o grau de contaminação e os impactos do novo coronarívurs, subdividido em três vertentes.


Img 2216

Liderado pelo professor Lysandro Borges, coordenador do Laboratório de Bioquímica Clínica (Labic), a UFS iniciou projeto de testagem rápida da população para o diagnóstico do novo coronavírus em Sergipe, com o objetivo de construir o mapa epidemiológico da doença no estado. A segunda fase do projeto focou em testar cerca de dois mil trabalhadores de serviços públicos considerados essenciais.


Img 0379 1500x1000

A criação de uma startup em comunicação para avaliar a qualidade de produtos jornalísticos foi um dos 23 projetos selecionados, em Sergipe, no Edital 001/2019 do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Centelha/SE. A proposta é de pesquisadores do Departamento de Comunicação Social (DCOS).


Dji 0479 1500x1000

Um termo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fundação Universidade Federal de Sergipe vai permitir a criação do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA) no campus Rural da UFS em São Cristóvão.

Fotos: Ascom UFS, Rádio UFS e Arquivos pessoais


Atualizado em: Sex, 04 de dezembro de 2020, 16:58
Notícias UFS