Ter, 07 de dezembro de 2021, 12:51

UFS e prefeitura de São Cristóvão debatem políticas voltadas aos animais
A ideia é custear bolsistas que serão inseridos no Hospital Veterinário

Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Prefeitura Municipal de São Cristóvão estiveram reunidos nesta terça-feira, 7, no Hospital Veterinário da UFS. O encontro abordou o alinhamento de um convênio entre os dois entes que deve promover a capacitação de bolsistas veterinários para atuação na política de população animal de São Cristóvão.

De acordo com o assessor do Gabinete do Reitor, Jodnes Vieira, a ideia principal é que a prefeitura possa custear três bolsistas a serem inseridos no Hospital Veterinário da UFS. “A meta é a concretização de um convênio em que o município de São Cristóvão forneça bolsas para especialização, uma capacidade técnica. Vamos abrir um edital para selecionar três veterinários. Com a bolsa, o aluno vai ter de 25 a 30% de aulas teóricas, o restante de aulas práticas. Esses alunos vão realizar atendimentos e vão ajudar muito, pois temos uma demanda muito grande no hospital”, detalhou Jodnes.

A possibilidade está sendo bem recebida pela prefeitura, conforme explica a assessora de Planejamento em Saúde de São Cristóvão, Carolina Anunciação. “A gente vem tentando, junto com a UFS, estabelecer essa parceria por meio de um convênio. O objetivo é selecionar estudantes para uma especialização voltada a trabalhar a política de população animal em São Cristóvão, por meio do Castramóvel e dos atendimentos veterinários em geral. O próximo passo é fechar o plano de trabalho, abrir o edital e, em 2022, iniciar o convênio ainda no primeiro semestre”, pontuou.

Foto: Schirlene Reis

OAB

Quem também participou do encontro foi a presidente da Comissão de Direito Animal da OAB-SE, Danielle Ferreira. “O motivo da participação da OAB é dar continuidade a um projeto que vem sendo concretizado ao longo de mais ou menos dez meses. A ideia é construir políticas públicas que venham a atender animais em condições de maus tratos, bem como para a população de baixa renda que possua animais, promover castrações, o que for necessário. São discussões para dar esse suporte no que diz respeito à legislação do direito animal”, explicou.

Também participaram da reunião o professor Genésio Tâmara, chefe do Departamento de Gestão Ambiental na UFS, o diretor do Hospital Veterinário da UFS, Eduardo Caldas, e a médica veterinária Nayara Stefanie, da prefeitura de São Cristóvão.

Atualizado em: Qua, 08 de dezembro de 2021, 13:09