Qua, 08 de dezembro de 2021, 11:41

UFS produz tutoriais que auxiliam estudante no cadastro para avaliação socioeconômica
O Cadastro Único é uma ferramenta que a UFS utiliza para analisar o perfil de vulnerabilidade do estudante

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (Proest/UFS) publicou uma chamada pública com uma nova metodologia para que alunos de graduação preencham o cadastro e avaliação socioeconômica. O objetivo é formar o banco de dados de pareceres socioeconômicos dos alunos que já recebem bolsas e auxílios, ou daqueles que pretendem participar dos processos seletivos ofertados pela universidade.

Para facilitar o processo, a Proest, a Produtora Audiovisual e a Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav) produziram vídeos que abordam detalhadamente o cadastro único, quais os documentos obrigatórios para tal e o que o aluno deve saber para que atenda à nova metodologia. Todo o material funciona como um novo espaço para esclarecer dúvidas.

O Cadastro Único é uma ferramenta que a Universidade Federal de Sergipe utiliza para analisar o perfil de vulnerabilidade do estudante. Seu preenchimento é um dos pré-requisitos para concorrer a bolsas e auxílios concedidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Seguindo a nova metodologia para processo de cadastro e avaliação socioeconômica dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe, a etapa seguinte à do preenchimento do Cadastro Único é a de declarar a situação de vulnerabilidade. Caso o aluno se declare vulnerável socioeconomicamente, é preciso anexar documentos que estão descritos nos vídeos produzidos, em forma de tutorial, e que possam comprovar a situação.

O material explica o que é a situação de vulnerabilidade socioeconômica, como se define um estudante como vulnerável ou não vulnerável, e como comprovar essa situação com documentos como comprovação de renda da família, verificação sobre essa família ser beneficiada por algum auxílio governamental, informações sobre o estudante residir com parentes, entre outros itens. Em todos os editais, há previsão de entrevista com o estudante. Para conhecer os tutoriais e todos os detalhes necessários para realização do cadastro, acesse os vídeos abaixo:

Assistência Estudantil: Cadastro Único - Tutorial 01 (Proest)

Assistência Estudantil: Documentos Obrigatórios - Tutorial 02 (Proest)

Assistência Estudantil: O Que Devo Saber? - Tutorial 03 (Proest)

Atualizado em: Qua, 08 de dezembro de 2021, 13:08