Qua, 08 de dezembro de 2021, 13:23

UFS publica o Plano de Retomada Presencial Gradual das Atividades da Graduação
Documento traz as diretrizes do retorno, após a regulamentação do Ensino Híbrido Emergencial

Após a regulamentação do Ensino Híbrido Emergencial (EHE), a Universidade Federal de Sergipe, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, publicou o Plano de Retomada Presencial Gradual das Atividades da Graduação. O documento traz as diretrizes para implementação das Atividades Educacionais Híbridas Emergenciais para os cursos de Graduação.

O EHE foi regulamentado na UFS no mês de novembro e entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. A decisão foi publicada por meio da Resolução Nº 41/2021/Conepe, após discussão na sessão 28 do conselho.

+Clique aqui para acessar na íntegra o Plano de Retomada Presencial Gradual das Atividades da Graduação

Com o plano publicado, toda a comunidade acadêmica pode entender melhor sobre essa nova modalidade a partir das definições e modelos, classificação dos componentes, e atribuições, ofertas e índices.
“Entende-se por EHE o regime de ensino que passa a ser adotado pela instituição para ministrar componentes curriculares, integrando processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por meio de interações que contemplem encontros em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou encontros presenciais, possibilitando diferentes abordagens metodológicas favorecedoras de uma relação significativa e segura entre estudante/docente-conhecimento”, afirma o documento.

O plano é resultado do diálogo constante que se estabeleceu com direções de centros acadêmicos e campi, chefias departamentais e coordenações de curso ao longo da execução do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em quase três semestres. O intuito foi estabelecer o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas, frente ao avanço da cobertura vacinal, da abertura de atividades sociais e do controle parcial dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

“Precisávamos definir como tudo iria funcionar, daí a ideia de implantar um modelo híbrido, que na verdade comporta três formatos distintos dentro dele. Além do fato de os normativos que autorizam o funcionamento apenas de forma remota já não terem vigência em 2022, exigindo da gente providências para um retorno presencial, ainda que gradativo”, explica o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard.

Dúvidas sobre o EHE

Para sanar as principais dúvidas da comunidade acadêmica sobre o EHE, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) respondeu as 20 perguntas mais frequentes sobre o assunto. É possível conferir com mais detalhes o que é o Ensino Híbrido Emergencial, quais e como são os formatos nos quais serão ministrados os componentes curriculares durante vigência dessa nova modalidade, e entender a dinâmica de manter aulas presenciais e remotas síncronas.

+Clique aqui para conferir as 20 perguntas mais frequentes sobre o EHE.

Letícia Nery – Ascom UFS