Ter, 25 de janeiro de 2022, 12:48

Programa de Bolsas Permanência abre inscrições para alunos indígenas e quilombolas
Inscrições vão de 24/01 a 28/02

O Ministério da Educação abriu novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP) para o ano de 2022. O período de inscrições dos estudantes é de 24 de janeiro a 28 de fevereiro e o valor da bolsa é de R$ 900. As inscrições deverão ser feitas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) clicando aqui. Em seguida, clicar em “solicitar o acesso” e preencher as informações solicitadas.

Já a UFS deverá analisar e autorizar os cadastros entre os dias 24 de jaeiro e 31 de março. Esse processo vai considerar a autodeclaração do candidato, a declaração da comunidade, a declaração da Funai ou Fundação Cultural Zumbi dos Palmares, e o termo de compromisso do bolsista.

O auxílio é voltado, exclusivamente, a estudantes indígenas e quilombolas regularmente matriculados em curso de graduação presencial nas instituições federais de ensino superior e que permaneçam com vínculos em relação à organização social de suas comunidades.

Para permanência no sistema, após sua admissão, o estudante deverá ter desempenho acadêmico que permita a conclusão do curso em, no máximo, 2 (dois) períodos além do tempo padrão (mínimo) do curso.

Documentos necessários:

- Autodeclaração do candidato;

- Declaração de sua comunidade sobre condição de pertencimento étnico, assinada por, pelo menos, 3 (três) lideranças reconhecidas;

- Para estudante indígena: declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante é indígena, reside e pertence à comunidade indígena e comprovante de residência em comunidade indígena;

- Para estudante quilombola: declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside e pertence à comunidade remanescente de quilombo e comprovante de residência em comunidade remanescente de quilombo.

- Termo de compromisso do discente preenchido e assinado.

Os documentos originais deverão ser entregues no setor de assistência estudantil do campus do estudante.

Mais informações:

- Serviço Social/campus de São Cristóvão e de Aracaju: inclusao.digital@academico.ufs.br / (79) 3194-6409.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 25 de janeiro de 2022, 13:04