Qua, 02 de agosto de 2017, 09:40

Abertas inscrições para projetos em parceria com Holanda e Bélgica
Internacionalização

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu inscrições dois programas internacionais. O primeiro, Capes/Nuffic, em parceria com a Holanda, concederá bolsas de doutorado sanduíche, pós-doutorado e graduação sanduíche em instituições de ensino superior brasileiras e holandesas. As áreas contempladas são ciências biológicas, engenharias, ciências médicas (ciências da saúde), ciências agrícolas, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e artes.

Entre os benefícios previstos pelo programa, destacam-se bolsas de estudo e auxilio deslocamento para estudantes brasileiros em missão de estudos, diárias e auxílio deslocamento para docentes doutores brasileiros em missão de trabalho, seguro-saúde e recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil. Interessados devem se inscrever até 15 de setembro.

Bélgica – Também até 15 de setembro, a Capes manterá abertas as inscrições para o programa Capes/WBI, que tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de ciências biológicas e da saúde, agroindústria, engenharias (nas especialidades mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial) e meio ambiente.

O Wallonie Bruxelles International (WBI) é o organismo responsável pelas relações internacionais da região belga e tem como um de seus focos de atuação a cooperação internacional na área educacional, com vistas à difusão da sua cultura e ao suporte da inserção internacional de suas instituições de ensino e pesquisa.

A proposta deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes e pelo coordenador belga no WBI. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As propostas selecionadas serão contempladas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.

Acesse as informações sobre o programa Capes/Nuffic e confira o edital referente ao programa WBI.

Assessoria de Comunicação Social(http://portal.mec.gov.br), com informações da Capes


Notícias UFS