Sex, 15 de fevereiro de 2019, 13:07

Irlanda, Canadá e EUA: abertos editais para capacitação em educação básica
O curso tem duração de 12 (doze) meses.

Foram divulgados nesta sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), três editais para capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos. As inscrições, gratuitas, são feitas online com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet.

O primeiro edital é voltado aos professores de língua inglesa. Nele é oferecido um curso intensivo de 06 (seis) semanas em universidade nos Estados Unidos. As vagas são para professores que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.

Em parceria com o Mary Immaculate College, o segundo documento propõe o desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda. O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de 12 (doze) meses.

O último, e não menos importante, é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). Dividido em duas partes – a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno –, a capacitação possui duração de 8 (oito) meses e tem como centro os professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital.

Para saber mais sobre requisitos e benefícios, basta acessar as páginas dos programas e os editais.

Programa de desenvolvimento de profissional de professores da educação básica no Canadá - edital nº 03/2019
Programa desenvolvimento de profissional de professores da educação básica na Irlanda - edital nº 02/2019
Programa desenvolvimento de profissional para professores de língua inglesa – EUA (PDPI) - edital nº 04/2019

(Brasília – Redação CCS/CAPES)