Sex, 01 de março de 2019, 11:24

Diplomacia Civil seleciona jovens para fóruns da ONU sobre florestas e redução de risco de desastres
Programa oferece workshops online de capacitação antes dos eventos nos EUA e Suíça

Durante o mês de maio acontecem dois importantes fóruns da ONU, focados em meio ambiente, e o Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, busca jovens estudantes para compor as delegações que participarão do UN Forum on Forests, promovido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), que acontece de 4 a 10 de maio, e do Global Platform for Disaster Risk Reduction, do Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), realizado de 11 a 17 de maio.

Selecionados terão acesso a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

Sobre os fóruns
O UN Forum on Forests acontece em Nova York, EUA, e reúne representantes dos Estados membro da ONU, organizações internacionais e membros com Status Consultivo no ECOSOC para discutir estratégias de implementação dos ODS focados na preservação de florestas no mundo, por meio da cooperação financeira e tecnológica internacional.

Criado no ano 2000, o objetivo principal do evento é promover a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas, promovendo o diálogo para melhorar a cooperação e coordenação em questões florestais e fornecendo, ainda, um panorama florestal que abrange aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Já o Global Platform for Disaster Risk Reduction é o principal fórum mundial voltado à discussão de medidas de prevenção e redução de risco de. O evento é bianual e nele são abordados temas como estratégias de resgate, recuperação e reconstrução ambiental, investimentos em redução de risco de desastres e mudanças climáticas, além de discutir soluções que atinjam os objetivos da Agenda 2030 voltados a este assunto.

Já em sua sexta sessão, o fórum deste ano acontece em Genebra, Suíça, e foca no tema “Dividendo de resiliência: rumo a sociedades sustentáveis e inclusivas”, debatendo sobre o gerenciamento de riscos e o investimento em seu desenvolvimento.

Como participar
Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 10 de março (domingo), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 300 jovens em programas internacionais.


UN Forum on Forests
UN Forum on Forests
Global Platform for Disaster Risk Reduction
Global Platform for Disaster Risk Reduction
Notícias UFS